Anderson Triacca - Pesquisa em Filosofia - IA - Psicologia Evolutiva - Acessibilidade

15/08/2007

TI + Dev

Google, o grande cego: um ensaio sobre acessibilidade na internet

Artigo republicado devido ao fato de ser citado em materiais de referência em Universidades Federais, e o portal da publicação original não mais existir. Originalmente publicado no MX Studio em 2007.

O título pode parecer meio estranho, mas essa é uma das grandes verdades da web, o google é o maior cego da internet, e isso é muito bom para nós desenvolvedores. Vou explicar um pouco da minha lógica, e depois você pode tirar suas conclusões.

Quando eu comecei a montar minhas páginas html eu fui questionado sobre como eu tratava da acessibilidade nas minhas páginas eu respondi que não me importava muito com isso, que portadores de necessidades especiais não usam a internet.

Acontece que os deficientes visuais (parciais ou totais) acessam sim a web, e acessam muito, cerca de 20% da população brasileira porta de algum tipo de deficiência visual[1], e não pensar nelas é excluir milhões de possíveis visitantes aos nossos sites.

Mas agora você deve estar se perguntando: como um cego acessa um site?, pois eu respondo, através de leitores de tela(progamas que lêem o conteudo do site e expressam de forma verbal para o deficiente poder acessar a página) tais como Jaws ou DoxVox. Mas se na hora que desenvolvemos o site não pensarmos nesses programas, eles com certeza irão confundir o deficiente no lugar de ajudá-lo.

Devemos tomar medidas preventivas para que um deficiente tenha uma boa experiência quando navegar em nosso site, medidas como colocar conteúdos alternativos para leitores de tela, separar conteúdo de estilização, usar webstandards, escrever html semântico, conteúdo alternativo para navegadores que não suportam flash, e outros mais.

Agora você pode perguntar: onde o google do título entra nesta história? Pois ele é mais importante, mais inteligente e mais cego do que você pode imaginar. Veja por este lado, quanto melhor a colocação do seu site numa busca mais visitas você vai ter. Agora você já se perguntou como o google determina quais sites aparecerão melhor numa busca?

Pois o google visita seu site semanalmente, e quanto mais você atualizar ele melhor ele ficará colocado numa busca, isso claro, se o google conseguir ler seu site. Para o google ler seu site ele precisa de conteúdo, muito conteúdo, e a melhor forma de se conseguir muito conteúdo é usar pouco código na marcação, e para isso existem os webstandards, que separam estruturação de estilização. Quanto mais acessível aos leitores de tela seu site for melhor cotado ele será pelo google e mais visitas ele terá, pois o google é o grande oráculo cego da web.

Vivemos num país onde existem muitas desigualdedes e preconceitos, pelo menos na internet vamos tentar fazer algo para mudar esse quadro.

Por hoje é só, e nos próximos artigos vou explicar na prática como tornar seu site acessível e melhor estruturado.